O matemático Adalberto de Souza comentou os resultados da rodada, visto que vários dos cálculos fugiram da margem de erro. "Nesta rodada utilizamos, pela primeira vez, a nova ferramenta de cálculo dos scouts dos treinadores. Essa ferramenta foi criada com base nos parâmetros fornecidos pela organização do Cartola. Contudo, pudemos identificar que o cálculo da pontuação dos técnicos, pela organização do Jogo, não é conforme divulgado, ou seja, não é a média simples da pontuação de todos os jogadores que atuaram (titulares e reservas). Pelo menos nesta rodada, a pontuação de todos jogadores foram somadas, contudo a divisão sempre foi por 11. Ora, média simples considera o número de elementos. Se 14 jogadores entraram em campo e tiveram sua pontuação considerada na soma, a divisão deveria se dar por 14. Além disso, para cálculos dos scouts dos jogadores contamos com a divulgação das estatísticas pela Globo.com e com as informações da equipe do Melhores Scouts. Nesta rodada, a equipe do Melhores Scouts não estava completa, com o desfalque de seu principal membro, além de terem divulgado todas estatísticas antes da disponibilização dos dados reais da globo.com. Com isso, nossa equipe trabalhou praticamente sozinha na noite de ontem, o que aumentou a quantidade de erros. Pedimos desculpa, pois nosso principal erro foi o cálculo da margem de erro que não deveria ter sido de 5 pts e sim de pelo menos 8, visto o número de novas variáveis nos cálculos desta rodada."
O matemático Adalberto de Souza já enviou ofício à organização do Cartola questionando o cálculo da pontuação dos técnicos e ainda não obteve resposta.
Jornal do Cartola
Um comentário:
Galera, não tentem entender os critérios do cartola, pq não há nenhum. Os próprios organizadores no blog oficial demonstraram total desinteresse em fazer as coisas de modo mais transparente. Se alguém descobrir o que é desarme e o que não é me avise.
Postar um comentário